Evocação de vivências análogas às de todos nós

Antesmente eu tentara coisificar as pessoas e humanizar as coisas. Porém humanizar o tempo! Uma parte do tempo? Era dose. Entretanto eu tentei. Pintei sem lápis a Manhã de pernas abertas para o Sol. (...) eu aprendera que as imagens pintadas com palavras eram para se ver de ouvir. Então seria o caso de ouvir a frase pra se enxergar a Manhã de pernas abertas?

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pirlimpsiquice


O nome desse conto sugere um “converse” entre duas idéias: Pirlimpimpim, o pó de faz de conta do Sítio do Picapau Amarelo e psiquê, que em grego significa tanto "borboleta" como "alma". 
... a borboleta que depois de uma vida rastejante como lagarta, diferente da formiga, pode flutuar na brisa do dia, como alguém purificada pelos sofrimentos e preparada para gozar a verdadeira felicidade.

Eu escuto a cor


Eu escuto a cor dos passarinhos
Eu escuto a cor dos passarinhos.

 EU BRINCO COM ELE

Pirlimpimpim


(...) no outro dia seguinte, domingo – o dia! – íamos tornar a ensaiar, ensaiar, ensaiar, senhor, mas – com os reboliços, as horas curtas, poucas: a missa demorada, a gente ganhando pão de mel e biscoitos no café, tendo-se de ajudar a arrumar o teatro, a caixa-do-ponto verde repintada fresca, as muitas moças e senhoras aparecidas, chegadas as roupas nossas teatrais, novinhas nos embrulhos (...) chegando visitas, pais, parentes, de fora, para assistir (...) íam dar na gente a tremenda vaia...


Mipmipmilrip

SEM FAZER CONTA DE COMPANHIA OU CONVERSAS, VARAVA OS RECREIOS REPRODUZINDO FITAS DE CINEMA: CORRIA E PULAVA, À CELERADA, CÁ E LÁ, FINGIA GALOPES, TIROS DISPARAVA, ASSALTAVA A MALA-POSTA, INTIMANDO E PONDO MÃOS AO ALTO, E BEIJAVA AFINAL – FIGURADO A UM TEMPO DE MOCINHO, MOÇA, BANDIDOS E XERIFE.


 MAS, A OUTRA HISTÓRIA, POR NÓS TRAMADA, PROSSEGUIA, AUMENTAVA, NUNCA TERMINAVA, COM SINGULARES-EM-EXTRAORDINÁRIOS EPISÓDIOS, QUE UM OU OUTRO VINHA E PROPUNHA: O “FUZILADO”, O “TREM DE DUELO”, A MÁSCARA: “FUÇA DE CACHORRO”, E, PRINCIPALMENTE, O “ESTOURO DA BOMBA”









Nenhum comentário:

Postar um comentário